quarta-feira, 13 de abril de 2011

Feng Shui no quarto do casal

Veja como a disposição dos móveis pode influenciar a relação

Feng Shui no quarto do casal

Você briga constantemente com seu companheiro e não sabe o que fazer para que a harmonia volte ao seu lar? Então, mude os móveis do quarto de casal de lugar. Loucura? Não, Feng Shui (leia-se “fong soei”). O milenar conhecimento chinês pode ajudar a tornar o seu relacionamento melhor. É o que garante a arquiteta Lysia Basinski. “ O Feng Shui é uma ciência que trata da relação entre o céu, o homem e a terra, isto é, o homem e o ambiente em que ele vive. Como estamos dentro de um sistema governado pelo movimento estelar e o movimento da Terra, a interação entre estas energias resulta numa configuração energética que influenciará todos os ambientes e os usuários”. Portanto, as energias individuais do casal, da casa e especificamente do quarto devem estar integradas.

Simples? Nem tanto. Para que os móveis fiquem dispostos de uma maneira harmoniosa, é preciso fazer contas! “Por meio de cálculos matemáticos, utilizando uma planta da casa, uma bússola, as datas de nascimento do imóvel e de seus usuários, é possível calcular que características específicas o local tem e em que momento ele se encontra dentro do tempo e espaço do planeta. Dessa forma, poderemos verificar quais áreas poderão ser mais ou menos utilizadas”, explica a arquiteta.

Para isso, os especialistas utilizam o Ba guá, uma figura geométrica que representa os oito aspectos essenciais à vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amizades. Com esta ferramenta, o Feng Shui tenta valorizar a energia positiva (Chi) e neutralizar a negativa (Sha). “Para conseguirmos equilíbrio vale tudo, desde mudar os móveis de lugar, até aplicar cores, melhorar a iluminação e retirar alguns objetos. Tudo para que a energia flua”, exemplifica Regina Damasceno Soares, especialista na técnica.

De acordo com Regina, os cômodos da casa não devem ser tratados de forma individual. “O equilíbrio se dá em todo o lar”, afirma. Mas o quarto merece uma atenção especial. É lá que passamos boa parte de nossas vidas, pelo menos 1/3 do nosso tempo! Ali está nossa intimidade, é onde nos recarregamos. Agora, imagine um lugar em que vivem duas pessoas? “O casal deve ficar sempre em vigilância para que não ocorram desequilíbrios”, explica Regina, lembrando que o local deve ser tranqüilo e aconchegante.

As especialistas prepararam uma lista de coisas que se deve e não deve fazer no quarto:

Tenha:

- Móveis e decoração em quantidade suficiente, sem muitos adornos. Ao contrário que se pensa, o Feng Shui propõe um ambiente mais clean, sem muitos enfeites e penduricalhos.

- As camas devem ser de madeira e com cabeceira, sem "depósitos" inferiores, como gavetas e outros objetos escondidos.

- As paredes e tetos devem ter revestimentos lisos. Se possível, opte por cores claras. Caso queira fugir do branco total, escolha tons pastel.

- Para ativar a sexualidade, invista na cor vermelha em almofadas, velas, quadros e tecidos.

Evite:

- Móveis com formas contundentes. Prefira formas equilibradas (quadrada ou retangular) para uma boa circulação da energia.

- A cabeceira da cama não deve ficar encostada em paredes que tenham instalações hidráulicas. Segundo o Feng Shui, isso é prejudicial à saúde.

- Evite deixar espelhos expostos, principalmente em frente à cama. Sim, os espelhos ajudam a apimentar a relação (pense na decoração dos motéis), mas não devem ficar descobertos à noite, pois eles tornam o ambiente muito agitado.

- A cama não deve ficar em frente à porta e nem entre a porta e a janela, porque ele fica no meio de um fluxo de energia bastante intenso. Se não tiver como, mantenha uma das duas fechadas.

- Não deixe aparelhos eletro-eletrônicos (celulares, TVs, Cd player, computador etc) muito perto das cabeças. Se você usa o celular como despertador, mude de hábito. Prefira um relógio de corda, que é muito mais saudável. Mesmo desligados, esses aparelhos emitem energia eletromagnética, desarmonizando o ambiente. À noite, tire-os da tomada ou cubra-os com um pano grosso.

Alguns cuidados importantes:

- Tanto no quarto como nos outros cômodos, mantenha a limpeza do ambiente em dia.

- A ventilação e iluminação devem ser suficientes.

- O quarto deve ficar no local de menos movimento da casa.

- Caso tenha um banheiro (suíte) entrante no quarto, a porta do mesmo precisa ser mantida fechada.

- Evite circulação de vento sobre o seu corpo ao dormir.

- Quando você estiver dormindo o quarto deverá estar escuro, silencioso, sem a ação de vento, de odores e de fumaça para que você tenha um sono reparador, mantendo a sua privacidade e segurança resguardada.

Se você não puder fazer todas as mudanças propostas, a arquiteta Lysia Basinski sugere um paliativo: “Experimente mudar temporariamente de ambiente para dormir. Caso não seja possível, tente mudar a sua cama de posição dentro do próprio quarto, pelo menos por uns dez dias e observe a reação de vocês”, finaliza.