sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Textura Granitado


O granitado

Embora simples e de fácil aplicação, requer um pouco de trabalho, para que a textura fique exatamente como você quer.


Assim, deve-se usar o batedor em primeiro lugar com a tinta predominante do fundo do granito escolhido.

Esta técnica é excelente para ser aplicada em tampos de bancadas de cozinha e copa ou, quando bem elaborada, em tampos de móveis, arcas, buffets, etc...

Os resultados são acima da expectativa.
 

Material necessario

Peça a ser texturizada


Verniz brilhante

Recipiente para o verniz

Pincéis comuns

Solvente para tinta esmalte (aguarrás ou similar)

Batedores tamanhos pequeno ,médio e grande (aproximadamente 1,5cm - 2cm e 2,5 cm)

Corantes para tinta esmalte

Tinta esmalte branca

Recipientes para os preparos da tinta (como esta técnica usa pouca quantidade de tinta), estas poderão ser preparadas em "forminhas de alumínio de empadas", como alternativa de baixo custo.

Fita adesiva gomada estreita. (2 a 3 cm é o suficiente

Ferramenta principal

Vamos utilizar como única ferramenta os batedores e pincéis.


Você pode transformar o pincel em batedor. Para tanto, envolva as cerdas do pincel em formato redondo com fita gomada, deixando 1,5 aproximadamente das cerdas para fora.

Nem sempre um tamanho único de batedor é o suficiente,seria melhor ter uns 3 tamanhos (pequeno , médio e grande).

Preparo

Um recipiente com solvente aguarrás ou similar


Tintas coloridas já prontas e com a menor diluição possível, ou seja, esta técnica deve ser trabalhada com a tinta com a consistência mais grossa (espessa).

Passo a passo

Com a peça ou a superfície já pronta de base branco neve, aplicar a tinta fundo do granito com o batedor.


Se houver dúvida de qual é a cor de fundo, dê preferência a mais clara. Em alguns granitos, fica difícil de se identificar qual é a cor do fundo.

Aqui está sendo aplicada, inicialmente, a tinta cinza mais clara, uma vez que o fundo da peça já é branco.

Retire o excesso de tinta do batedor numa folha de jornal, como na foto e inicie a pintura, batendo sobre a superfície, de forma espaçada.

Se as cores do granito forem espaçadas, umas das outras, poder-se-á aplicar uma cor após a outra, uma vez que sobrará área em branco para sua aplicação.


Se o granito escolhido tiver as cores mais "juntas", ou seja, mais unidas, deve-se aguardar a secagem de uma para a aplicação da outra.


Ao bater na superfície com o batedor, meça a pressão que deve ser aplicada, num jornal a parte, e, em seguida, inicie na superfície.

Após a aplicação da segunda cor, esperar secar e aplicar a terceira cor (no exemplo a cor preta).

Limpar o batedor com aguarrás.


Caso haja a necessidade de se aplicar cor branca ou outra qualquer para diminuir o efeito de uma cor mais escura, use o batedor da mesma forma .

Após a superfície ter ficado totalmente coberta com as diversas pigmentações, molhar um pincel limpo na aguarrás e sacudi-lo ou comprimir as cerdas contra os dedos e soltá-las para respingar aguarrás na superfície.

Pode ser feito após cada aplicação de tinta, no caso de várias cores, esperar secar o solvente para continuar o trabalho (15 a 20 minutos).


Deixe que a própria aguarrás faça o trabalho de aumentar as marcas do batedor e ao mesmo tempo criar novos desenhos ao diluir a tinta onde foi respingada.

As partes de cor cinza médio são feitas desta forma. Após a aplicação das tintas preta, cinza médio e escuro, respiga-se aguarrás, que por si só diluirá onde cair, formando tons mais claros e unindo as manchas.

Sugerimos partir do fundo branco e aplicar o preto em segundo plano, em seguida os cinzas médio e escuro e depois aguarrás, salpicada sobre a superfície.

OBS:Não lixe a superfície após a textura aplicada.

As tintas ficam um pouco salientes mesmo após a secagem.

Não abuse da quantidade de solvente, sob o risco de manchar em excesso a superfície e estragar a textura. Este deve ser aplicado como se fossem gotículas, quase "spray".

Um pincel úmido de aguarrás é suficiente para se apertar as cerdas de longe e soltá-las de uma vez, pulverizando o solvente contra a superfície.

Aguardar a reação química da aguarrás com a tinta, que irá provocar "manchas" , assemelhando-se ao granito.

Depois de seca, passe verniz incolor brilhante .


Tudo depende de um pouco de experiência, mas é muito fácil este tipo de granitado, faça várias tentativas em pequenos espaços, para saber ou depois de saber que tipo de desenho (granito) quer fazer.

Tente...

Fonte:  http://www.fazfacil.com.br/artesanato/granitado.html