terça-feira, 16 de novembro de 2010

Painéis para instalar TV e tamnho ideal de sua TV

Painéis para instalar TV

Para quem comprou um aparelho de tela plana e pretende instalá-lo na parede.

Existem duas opções para tal instalação:

- fazer uma pequena “reforminha”, que envolve quebra/rasgo na alvenaria para embutir caixinhas de elétrica e conduites, masseamento e pintura da parede;

- fazer um painel que vai esconder a fiação do seu equipamento. Esse painel precisa alcançar desde o móvel onde vai ficar o equipamento (decodificador, o DVD ou equipamento de Home Theater) até a TV (mais comumente posicionada acima).

Se você optar pela “reforminha” faça um esquema de pelo menos 2 conduites de 1 polegada conectados em uma caixinha atrás da TV e ao fundo do móvel ou rack do equipamento e mais um ponto de energia (tomada atrás da TV), além dos pontos de energia e antena que já devem existir atrás do móvel/rack.


Agora, se a opção for pela solução mais fácil – o painel – você precisará deixar um espaço de ao menos 4cm livre entre o painel e a parede para que a fiação corra livremente.

Nas fotos, apresento algumas idéias bem bonitas. Espero que gostem!



*******


Para comprar a TV certa para o seu ambiente, lembre-se:


- a principal tarefa é calcular a proporção ideal entre a TV e a distancia do espectador;

- telas muito grandes, ou muito pequenas, causam cansaço aos nossos olhos.

Para se ter uma idéia do tamanho ideal, uma conta boa a se fazer é: número de polegadas da sua TV multiplicado por 7.62m, ou seja, o numero de polegadas da sua TV, transformado em centímetros (1”= 2.54cm) e multiplicado por 03.

Esta distância é da tela até os olhos do observador.

Mas isso é só uma idéia, afinal, cada pessoa tem um gosto. Não há aqueles que gostam de sentar nas primeiras fileiras do cinema, enquanto outros preferem sentar-se nas últimas?

Além disso, a sensação visual pode mudar de acordo com a resolução da tela: quanto melhor a resolução, mais perto dá para sentar.

Outro fator a se considerar é a posição da tela da TV em relação às janelas. Se a janela ficar atrás da tela, ofusca a visão e acaba competindo com a luz da tela; se estiver na frente dela, pode gerar muitos reflexos. Para minimizar esse problema, use uma cortina mais grossa, uma persiana tipo tela solar, ou até uma tecido ou persiana blackout.


Mais uma coisa: entre tela e poltronas laterais, o ângulo mínimo que se deve deixar é de 30º (tela arredondada), ou de 10º (TVs de plasma), caso contrario, a visão total da tela fica prejudicada.

Bom, esses são apenas parâmetros, o melhor mesmo a se fazer é levar uma trena na loja de eletrônicos já sabendo as medidas que você tem disponível na sua casa. E sair testando!

Não sei se é porque sou arquiteta, mas minha trena e eu somos inseparáveis… E para quem esta mexendo na casa, reformando, comprando móveis novos, sugiro o mesmo: nunca se sabe quando vai aparecer algo a ser medido.

Fonte: http://www.casosdecasa.com.br/index.php/2009/07/o-tamanho-ideal-de-tv-para-sua-sala/