terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casa sem Fio é possível?

Casa sem fio é possivel?

Se o seu sonho é eliminar os fios do home theater e do escritório, vai ter de se conformar com alguns inconvenientes ou esperar um pouco mais. Cabos e tomadas ainda são importantes para quem quer perfeição na imagem da TV e uma internet sem interrupções. Mas não desanime: já é possível lançar mão do sistema wireless para ler e-mails e assistir um filme na varanda, além de ligar e desligar os equipamentos da casa por meio de controles inteligentes.


A boa notícia para quem odeia os fios que comprometem a decoração é que já existem nas lojas kits wireless para serem usados em computador, TV e nos demais equipamentos. Mas saiba que eles não têm o mesmo desempenho do sistema tradicional. "Os cabos ainda proporcionam a melhor qualidade de imagem e são mais confiáveis para downloads longos", lembra Josias Cordeiro, da Josias Studio. Outra coisa: os especialistas afirmam que um sistema integrado e feito sob medida - que aciona todos os aparelhos da casa em uma única central - é a melhor opção, porém custa caro. A seguir, veja as principais dúvidas sobre o assunto.


O que é wireless?


Em bom português, quer dizer "sem fio". Mas isso não significa que todos os fios e cabos vão sumir. O termo é usado para descrever tecnologias que usam ondas eletromagnéticas na transmissão de dados. Ou seja, o controle remoto de sua TV é uma sistema wireless. Para a casa, existem duas tecnologias possíveis: infravermelho e de ondas de rádio. A primeira exige linha reta desobstruída entre os aparelhos e é usada em controles remotos e home theaters sem fio. Já as ondas de rádio permitem mais mobilidade e são usadas para integrar muitos aparelhos. Um dos padrões mais comuns é o Wi-Fi, utilizado para a comunicação entre computadores e acesso à internet.

O que já é possível fazer?


Você pode comprar kits individuais para a sala e o escritório ou integrar a maioria dos eletrônicos da casa em uma central de comando. Nesse último caso, além de distribuir áudio e vídeo, é possível controlar iluminação, aquecimento, câmeras de circuito fechado e os equipamentos de limpeza da piscina através de controles remotos especiais, notebooks e palm tops. Alguns sistemas podem ser comandados e monitorados a distância - por telefones celulares ou pela internet. A possibilidade mais acessível, no entanto, é instalar roteadores Wi-Fi (na tomada e no ponto da internet) para distribuir o sinal da rede pela casa e assim trabalhar com o laptop no jardim ou na varanda.

Como preparar a casa?

Substituir algumas paredes de alvenaria por gesso acartonado pode causar ganhos significativos na qualidade do sinal. Os especialistas, no entanto, recomendam o sistema misto. "É mais seguro e mais rápido do que um modelo somente wireless", garante Edson Freitas, da empresa de automação Taag. Nesse caso, o ideal é planejar a implementação dos aparelhos na época da reforma, já que o sistema precisa de cabos embutidos nas paredes que levam os sinais da central de controle para os roteadores. Estes, por sua vez, distribuem as informações nos ambientes, proporcionando um uso igual ao de um sistema sem fio por um preço bem menor.

Quanto custa?

O preço varia de acordo com as características desejadas e aumenta conforme a quantidade de funções. Ter internet sem fio em casa sai por cerca de 600 reais, já com custos de instalação. É possível encontrar home theaters wireless por cerca de 1,1 mil reais. Qualquer coisa a mais do que isso - automatizar cortinas e luzes, por exemplo - não sai por menos de 4 mil reais.

É possível fazer upgrades?

Sim. Os projetos aceitam que novas funções sejam adicionadas a qualquer momento. "O melhor é já pensar os upgrades na hora do projeto inicial e implementá-los em fases", sugere Freitas. Isso garante a compatibilidade entre os aparelhos e evita a posterior substituição dos módulos de controle - uma das partes mais caras do sistema.

Quem projeta e instala?

Aparelhos como roteadores Wi-Fi e home theaters sem fio são fáceis de instalar e dispensam profissionais especializados. Projetos mais complexos devem ser feitos por empresas de automação residencial. Na fase de preparação, os especialistas conversarão com você sobre suas necessidades e seus desejos, examinarão a casa e vão descobrir o nível de integração que é possível com os aparelhos que você já tem.

É difícil usar? A manutenção é complicada?


"Depois de instalados, os sistemas integrados são mais simples de usar que os convencionais", explica Alan Yoshida, da Antares. É possível configurar perfis de usuários que ajustam desde a temperatura do ambiente até o canal da TV com a entrada de uma senha. "Como a integração centraliza todos os controles remotos, fica mais fácil lembrar os comandos", diz Freitas. A não ser que algum aparelho apresente defeitos - caso em que deve ser levado à assistência técnica -, a manutenção é quase inexistente. O único cuidado é consultar a empresa que montou os equipamentos na hora de comprar um novo aparelho.

Quais as vantagens do sistema?

Além da estética e de poder transportar os aparelhos pela casa, vale ressaltar a facilidade na instalação e a versatilidade do uso. Home theaters tradicionais pedem painéis e paredes falsos para esconder a fiação - truque dispensável nos modelos wireless. "As tecnologias sem fio são particularmente recomendadas para quem quer automatizar a casa e não deseja reformá-la", diz Freitas.

Quais as fragilidades?

Paredes de alvenaria e lajes reduzem bem o alcance do sinal. Outro incômodo é que aparelhos próximos operando na mesma freqüência, como telefones sem fio e fornos de microondas, podem interferir. A largura de banda - ou seja, a quantidade de informações transmitidas - também é menor que a dos fios, o que pode causar interrupções no sinal. Vale o alerta de Josias: "Ao optar por um modelo wireless, perdem-se qualidade de som e imagem e ganha-se flexibilidade no uso. Antes de decidir, analise o que é mais importante para você".

E se de repente parar de funcionar?

Os sistemas são bastante seguros. Na improvável hipótese de que um aparelho com problema cause algum desconforto, basta desligá-lo manualmente. O máximo que vai acontecer é perder o capítulo da novela.

Reportagem Visual: MAYRA NAVARRO
Texto: RODOLFO S. FILHO

Fonte: http://casa.abril.com.br/casaclaudia/livre/0546/tecnologia/mt_210441.shtml