quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Rosa Vitrificada - Programa Mais Você

Outro dia nós mostramos como você pode tingir filtros de café. Hoje você vai ver como transformar esses filtros em belas rosas vitrificadas, que depois são usadas em porta-guardanapos.


A artesã é a mesma que ensinou a tingir filtros: Rosely Ferraiol.

Material necessário

- filtros tingidos com beterraba
- argola de madeira
- molde para pétala
- linha mágica
- arame verde para haste
- fita gomada verde
- alicate de corte
- alicate de bico
- 1 folha artificial marrom
- boleador de pétalas
- kit para vitrificação
- espátula de plástico

Separe 2 filtros, coloque em cima o molde de pétala e marque o contorno, passando um palito. Dobre os filtros ao meio e corte. Assim você terá oito pétalas - o necessário para fazer uma rosa.

Em seguida, você vai trabalhar com boleador, aquecido no fogo por uns 5 minutos. Separe as pétalas. De duas em duas, boleie a pétala. Depois você vira as pontas da pétala com a ajuda de um palito. Repita esse processo com todas as pétalas. Corte então um pedaço do arame, vire a ponta, encaixe na base de uma pétala e enrole. Dê 3 voltas com a linha mágica e arrebente, não precisa dar nó.

Em seguida, você põe outra pétala de frente para a que já foi enrolada e vai virando do mesmo jeito. Dê voltas com a linha mágica e puxe. Encaixe as outras pétalas da mesma maneira. No final, você tem uma rosa. Cubra a linha mágica com a fita gomada, encaixe a folha e corte a fita.

Enrole o arame na argola de madeira e, na sequência, você vai vitrificar a flor, misturando primeiro o vidro líquido e o endurecedor por dois minutos (do kit para vitrificar). Coloque a rosa dentro do vidro líquido, só as pontinhas. Espere parar de pingar e deixe descansar por 3 horas.

Depois de seca, a flor fica com uma cor bem bonita. Assim você reaproveita, com delicadeza, os filtros usados de café.

Rosely Ferraiol
Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL484634-10339,00.html