quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Revestimento com filtro de café




Material:

Peça de sua preferência
Cola Branca
Filtro de café sem uso
Tinta acrílica adicionadas ao médium matizador incolor ou
Médium envelhecedor
Pincel chato
Para o pesponto: tinta acrílica areia e pincel número 0
O revestimento pode ser aplicado em várias superfícies: madeira, cerâmica, gesso, isopor, plástico (ex. cúpula de abajur) e outras.

Existem muitas variações de coloração e acabamento, porém explicarei duas opções.

1- FILTRO DE CAFÉ SEM USO: É necessário que se use uma tinta com transparência que é o caso do glaze e do médium, caso queira trabalhar com tintas acrílicas utilize o médium matizador incolor para obter a transparência, pois só assim poderá valorizar as fibras desse papel.
Minha sugestão de cores: médium envelhecedor nas cores: betume, amarelo ocre e marrom madeira. Para colorir os pedaços, abra o filtro, rasgue com a mão todo o contorno e com o auxilio do pincel “pinte” cada filtro de uma cor. Depois de seco rasgue em pedaços de tamanho irregulares. Para um bom acabamento passe cola na superfície a ser aplicada e cole os pedaços sobrepondo um ao outro, intercalando as cores. Em seguida passe cola por cima para que fique bem fixado e impermeabilizado. Deixe secar. Nas emendas das cores pode se fazer o pesponto com a tinta acrílica areia e um pincel número 0.
* Opção de variação de acabamento: em cada cor faça um detalhe para imitar um patchwork.

2- FILTRO DE CAFÉ USADO: Para obter a aparência manchada do pó de café, coe o café e deixe que o pó seque dentro do filtro. Jogue o pó apenas quando estiver totalmente seco, em seguida limpe o filtro com uma escova para retirar resíduos do pó que ainda restar. A maneira da aplicação é exatamente igual à anterior, ou seja, aplique a cola na superfície, pedaços rasgados sobreposto e cola sobre o filtro. Deixe secar. Se quiser enriquecer a peça com detalhes mais escuros, isole com a fita crepe as áreas desejadas, em seguida aplique com o auxílio de um pincel o médium envelhecedor betume ou marrom café. Além disso, faça o pesponto em todo o contorno da peça.