segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jogo Resta-um Zuiudinho

Você vai precisar de:
- Massa para biscuit Mago nas cores vermelho, marrom, branco e verde
- Papel para fazer os moldes (cartolina ou canson)
- Lápis
- Tesoura
- Cola especial para artesanato Mago
- Jogo de Estecas Mago
- Tinta PVA ou plástica preta Mago
- Extrusora para massas Mago
Como fazer:
1) O primeiro passo é fazer os moldes: primeiro criar uma cruz como na figura.

Não é necessário fazer os pontinhos vermelhos no molde, eles estão apenas representando onde será feito cada furinho no tabuleiro depois.

Depois, faça o molde da maçã, que é feito à mão livre, mas deve ter mais ou menos 16 cm de largura por 13 cm de altura.

2) Depois dos moldes prontos abra a massa para biscuit vermelha com uma espessura de no mínimo 1 cm. Coloque o molde da maçã em cima da massa já aberta e corte a massa usando a esteca faca. Remova o molde, alise com o dedo onde a massa foi cortada para dar o acabamento arredondado.

3) Marque onde serão feitos os furinhos no tabuleiro, usando o molde de cruz. Marque apenas os pontinhos vermelhos de fora da cruz, os demais serão marcados “a olho” seguindo a ordem das primeiras marcações.


4) Retire o molde de cruz e faça os furos nas marcações. Use uma esteca com boleador, os furinhos devem ser bem profundos e bem marcados.

5) Com a massa para biscuit verde modele uma folha grande. Marque os veios com a esteca faca.

6) Modele o cabinho da maça com a massa para biscuit marrom. Cole junto com a folha na maçã-tabuleiro. A folha deve ser grande e com as beiradinhas pra cima, como se fosse uma concha, pra acomodar as peças durante o jogo.

7) Misture um pouco da massa de biscuit verde com massa branca para conseguir um tom mais claro que da folha. Coloque a massa na extrussora com o disco redondo maior. Tire porções para modelar as pecinhas (zuiudinhos). Corte tiras de aproximadamente XXXX cm, e com o dedo afine uma das pontas.


8) Vire para cima ponta mais fina, a outra será a cabecinha do zuiudinho. Para os olhinhos modele duas bolinhas de tamanhos diferentes com massa para biscuit branca. E achate-as. Cole os olhinhos na cabecinha do zuiudinho e com a tinta preta e uma esteca ou palito faz-se as bolinhas pretas dos olhos. Deixe secar bem.

9) É muito importante acompanhar a secagem do tabuleiro pra que não entorte! A peça deve ser virada de vez em quando pra que seque dos dois lados! Depois da peça bem seca faça o acabamento na parte debaixo colando um retalho de papel ou E.V.A. na parte de trás. Depois é só se divertir brincando com os zuiudinhos!


Site da Mago: http://www.mago.com.br/