terça-feira, 15 de setembro de 2009

DECOUPAGE EM PRATO DE VIDRO

MATERIAL:


- Peça em vidro transparente
- Figura (pode ser guardanapo, papel de presente, figuras de revistas, etc...)
- Cola branca ou termolina leitosa
- Laca nitrocelulose ou verniz vitral transparente
- Tinta craquelê (cores: marrom, ocre e verde)
- Purpurina
- Goma laca indiana
- Verniz marítimo
- Luvas, pincel, esponja, tesoura


1. Recorte a figura.
2. Passe cola no avesso do prato e cole a figura com a frente voltada p/a frente do prato.
3. Passe cola sobre a figura e vá deslizando com o dedo para retirar eventuais bolhas de ar. Não é necessário retirar o excesso de cola.
4. Depois de bem seco (a cola fica totalmente transparente), passe uma demão de verniz vitral transparente em todo o prato.
5. Quando o verniz estiver seco, coloque a tinta craquelê em uma bandejinha de isopor e vá batendo com a esponja na tinta e no prato, criando manchas e misturando as cores.
6. Depois de pintar todo o prato deixe secar ao sol ou utilize um secador de cabelos.
7. Depois de bem seco, misture a goma laca com a purpurina até formar uma pasta líquida, pinte todo o prato com essa mistura (não deverá aparecer nada do desenho, caso necessário passe uma segunda demão após a secagem).
8. Passe duas a três demãos de verniz marítimo para impermeabilizar o prato. Desse modo ele poderá ser usado e lavado normalmente. Peça finalizada.

Obs.: Ao utilizar guardanapos ou papéis finos, use sempre uma boa quantidade de craquelê branco para destacar a figura, caso contrário ela irá “sumir”.

Fonte: http://www.amizarte.com/

http://mosaicobrasil3.spaces.live.com/?partqs=ayear%3D2005%26amonth%3D8&_c11_blogpart_blogpart=blogview&_c=blogpart&fullview=1